quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E se eu fosse um dente?

Se eu fosse um dente... Eu seria um Molar, talvez. Um Segundo Molar. Inferior Direito, 47.
Eu não seria um Incisivo Central. Ah não. Aquele a quem todos observam, que precisa estar sempre limpo e branco. Aquele que está à frente dos outros, o mais exibido, o mais ousado. Não.
Também não seria um Incisivo Lateral, nem nenhum dos incisivos inferiores. São eternos insatisfeitos, sonhando em um dia ocupar o lugar do Central, coisa que nunca alcançarão. Se o Incisivo Central um dia precisar ser substituído, será por um elemento externo, artificial, uma prótese, e nunca, nunca um lateral. Eles são os esquecidos...
E o Canino? O Canino é admirável. Um dente forte, grande, com uma raiz única, mas que se garante e se faz suficiente. O Canino destaca-se em sua posição e se torna superior aos seus vizinhos. Eu não seria um Canino...
Pré-molares então... Nem primeiro, nem segundo. Tenho a impressão que os Pré-molares sobram. Tanto que, se houver necessidade de alguém ser removido, o Pré-molar é o escolhido. Sem uma função definida. Apenas mais do mesmo.
Mas os Molares, esses eu seria.  Grandes, resistentes, trabalham em grupo e praticamente dependem um do outro. Normalmente, toda a estabilidade da arcada depende da engrenagem dos molares. Eles funcionam encaixados, como em uma comunidade interdependente. Se eu fosse um 47, nem em sonhos gostaria de ficar sem meu companheiro 46. Eu ia tombar, entortar e até doer sem ele. E meus amigos do andar de cima? (Olá, 16 e 17!!!) O que seria da minha vida sem eles? Extrusão, dor, até mesmo exposição de furca e necrose, quem sabe? 
Ah, e se eu tivesse um vizinho 48, siso, loucão, todo torto... eu não iria me importar de tê-lo me empurrando e até me reabsorvendo um pouco...
Eu seria feliz sendo um Molar. Dividindo os esforços, sustentando o outro, trabalhando em equipe. Assim como somos felizes sendo e tendo amigos.

:)



sábado, 13 de outubro de 2012

"Dor de Dente"

Bom dia!
Espero que todos estejam aproveitando muito o feriadão!
Hoje vim aqui falar e alertar sobre uma coisa muito importante que observo muito no trabalho: a "dor de dente" .
Muitas pessoas só nos procura quando a dor é insuportável e o problema dentário mais complicado de resolver, claro que as vezes um hipersensibilidade dentinária, o famoso dente sensível, também dói muito e o tratamento é mais fácil e a resolução mais tranquila, por outro lado, a maioria não é tão simples de resolver e o tratamento irá demandar mais tempo e ser mais oneroso e sabemos que infelizmente, grande parte dos pacientes acham que ir ao dentista é gasto e não investimento, sim, investimento em saúde.
Portanto, visitas regulares evitam problemas maiores e quando aparecem, são rapidamente sanados.
Prevenção é tudo!
Por isso, quando sentir qualquer tipo de dor, procure logo ajuda profissional, não espere pois o problema pode se agravar e tratamentos podem ser mais demorados. Quanto mais rápido resolver a dor, melhor.
Dores de origem dentárias podem estar relacionadas a outros problemas de saúde como sinusites ou do sistema nervoso ( terminações nervosas, Ok?) por exemplo e, somente o profissional para avaliar e realizar os encaminhamentos adequados.
Cárie também pode causar dor, por menor que seja, e nenhum medicamento irá resolver, somente paliativamente, se não for tratada logo, pode evoluir ( acredite, irá evoluir) para problemas endodônticos, que não tratados, poderá ocorrer fraturas dentárias levando muitas vezes a perda dentária e tratamentos protéticos e implantes serão necessários para manter a estética e a função mastigatória entre outras.
Há vários tipos de dor de origem bucal e dentária e é um assunto muito extenso que poderemos abordar com o tempo e um de cada vez, meu alerta é que qualquer problema relacionado a dor, procure logo um profissional de sua confiança.
Sua saúde agradece!



Obs: Uma linda imagem em homenagem ao Dia da Criança.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

A Irmiga

Há alguns anos atrás, uma reviravolta na minha vida me colocou próxima a uma pessoa que tinha experimentado, há pouco tempo, a mesma reviravolta na sua.
Não foram dias fáceis, mas pude ter, no companheirismo, na serenidade e firmeza de suas palavras a ajuda para aprender a passar por aquilo e iniciar de cabeça erguida uma nova vida. 
Os anos se passaram e o destino, que antes nos aproximara, desta vez nos levou para longe uma da outra. Mas apenas geograficamente. E o que é a geografia para almas que se amam e que compartilham mais que uma amizade?
Não estamos longe. Não nos vemos sempre fisicamente, mas nossas mentes continuam ligadas e nosso coração sabe que, onde estivermos, ainda teremos uma à outra.
Não é fácil escrever para você, Dona Janaína...
Como, meu Deus, expressar em palavras algo que não sabemos explicar? 
Mas foi assim, minha amiga, que você se tornou minha irmã. Irmiga.
E hoje é seu aniversário. E meu coração desejava muito estar com você. E ele está.
Feliz aniversário! Seja feliz sempre, pois sei que é por isso que você luta bravamente todos os dias. E esse "bravamente" é só um dos muitos motivos pelos quais te admiro sem medida.
Te amo!





domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições para Prefeito 2012

Hoje é um dia muito importante para todos os brasileiros: vamos escolher quem governará nossas cidades por 4 anos. Parece pouco, mas não é; em 4 anos, o prefeito pode desenvolver a cidade ou estagná-la, temos que escolher pelo candidato que melhores propostas apresentem, verificar seu histórico político.Se forem candidatos a reeleição, o que realmente fizeram para saúde, educação, transporte, saneamento básico, desenvolvimento de empregos e geração de renda, entre outras coisas.
Somos os responsáveis pelo futuro dos lugares onde moramos.
Não venda seu voto!
Interesses particulares só piorarão as condições de vida de todos e, cedo ou tarde, a sua e de sua família.
O TSE fez uma campanha de conscientização sobre a venda de votos e voto limpo, vamos levar em consideração, pois não será válida só para as eleições municipais mas para o País todo.
Vamos escolher também os representantes do legislativo (vereadores) com cuidado, são eles que votarão o que será feito de bom para todos e não para interesse particular dos mesmo.
Propagandas bonitas, são ferramentas de marketing, portanto, cuidado. Muitas delas são só teatro a não mostram a realidade.Atentem para coisas reais e viáveis na sua cidade.
Vamos acordar e fazer um País melhor, começando pela nossa cidade.
Votem consciente!




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saúde Oral na Gestação

A gestação é um tempo lindo e delicado na vida de uma mulher. Nessa época ocorrem diversas alterações no organismo da mulher que podem levar ao aparecimento de problemas dentais e gengivais, como aumento da acidez bucal, aumento da ingestão de alimentos em menor espaço de tempo, mudança nos hábitos alimentares, diminuição nos cuidados com a higiene bucal, principalmente após o parto quando a atenção está mais voltada para a saúde do bebê e alterações hormonais.


Muitas dúvidas surgem, e o desejo de fazer "tudo certinho" sempre está presente nas perguntas que ouço, para garantir que o bebê  que está por vir nasça cheio de saúde. Selecionei algumas dúvidas mais frequentes.

1- Até que ponto o dito popular "a cada filho, um dente" é verdadeiro?
Muitas mulheres imaginam ser normal e esperado perder dentes durante a gestação. Mas perder dentes nunca é normal e nem esperado em nenhuma fase da vida. 

2- Por que a gengiva da grávida sangra?
Todo o corpo da mulher passa por muitas mudanças neste período. Seu organismo fica mais vulnerável devido às alterações hormonais, e o aumento da produção de alguns hormônios pode facilitar inflamações da gengiva. Essa inflamação causa sangramento e inchaço na gengiva, o que pode levar a pessoa a ter medo de higienizar o local, agravando o problema e causando mais inchaço e mais sangramento.
O importante, neste caso, é frisar que não existe gengivite sem placa bacteriana. Isto é, se você é gestante, ou não, só terá sangramento se houver deficiência na higiene: escovação correta e uso frequente do fio dental. Enxaguatórios são auxiliares, e recomendados apenas por causa da presença de flúor.

3- Os dentes da grávida ficam mais fracos porque o cálcio é usado para formar os ossos do bebê?
Não. O que enfraquece os dentes é o consumo exagerado de doces e a falta de higiene. 

4- Uma infecção na boca pode afetar o bebê ainda na barriga?
Sim. A bactérias de um foco de infecção na boca vão para a corrente sanguínea e podem prejudicar o bebê ainda na vida intrauterina, aumentando o risco de parto prematuro.

5- Grávida pode fazer tratamento odontológico?
Recomenda-se que a mulher, antes de engravidar, faça uma revisão e tratamento com seu dentista, para que, durante o período gestacional ela faça apenas o acompanhamento. É prudente adiar toda intervenção em mulheres gestantes, a não ser em caso de dor e problemas na gengiva. O período mais seguro para intervenções é o segundo trimestre.

6- Grávida pode ser anestesiada?
Existem anestésicos especiais e seguros para gestantes, que são diferentes dos anestésicos tradicionais.

7- Grávida pode fazer radiografia?
Não é aconselhável, mas pode desde que utilize um avental de chumbo para impedir a passagem de radiação.

8- Grávida pode comer tudo o que desejar?
Em nome dos conhecidos "desejos", é comum que as futuras mamães aumentem exageradamente seu consumo de açúcar. Isso ocasiona a queda do pH bucal e contribui para descalcificação dos dentes e formação da placa bacteriana, fornecendo o ambiente adequado para o desenvolvimento de novas lesões de cárie.
Além disso, tanto os dentinhos do bebê como seu paladar começam a ser formados muito cedo, por volta da sexta semana de gestação, sendo influenciados diretamente pela dieta da mamãe.

Finalizando:
Se você pretende engravidar, procure seu dentista e resolva qualquer problema existente.
Se você já está grávida, redobre sua atenção em relação à higiene oral e à dieta, e visite seu dentista para que ele a oriente de forma mais próxima e personalizada.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Maçã e a Mídia

Olá galera!
Bom dia!
Foi postado ontem em nossa página no Facebook uma imagem que diz tudo e um texto sobre 
a maçã e a mídia. É mais uma orientação para que todos não acreditem em tudo que se passa em propagandas.
Veja abaixo:




"Pacientes, nós dentistas não temos cestos com maçãs dentro da sala de atendimento e usamos equipamentos associados ao conhecimento para fazer diagnóstico da doença periodontal!
Fica o alerta! Não se automediquem!"

Foi postado por Carlos Marcelo Figueredo, e tomei a liberdade de reproduzir aqui.
Fica o alerta que já foi feito neste blog, qualquer alteração que sentir, procure seu dentista, só ele pode avaliar, diagnosticar e tratar  as doenças bucais, nenhum produto que por ventura o paciente usar, sozinho não fará nada e, será um auxiliar no tratamento.
Fique alerta com milagres anunciados dessa forma.
Beijos e boa semana para todos!