quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E se eu fosse um dente?

Se eu fosse um dente... Eu seria um Molar, talvez. Um Segundo Molar. Inferior Direito, 47.
Eu não seria um Incisivo Central. Ah não. Aquele a quem todos observam, que precisa estar sempre limpo e branco. Aquele que está à frente dos outros, o mais exibido, o mais ousado. Não.
Também não seria um Incisivo Lateral, nem nenhum dos incisivos inferiores. São eternos insatisfeitos, sonhando em um dia ocupar o lugar do Central, coisa que nunca alcançarão. Se o Incisivo Central um dia precisar ser substituído, será por um elemento externo, artificial, uma prótese, e nunca, nunca um lateral. Eles são os esquecidos...
E o Canino? O Canino é admirável. Um dente forte, grande, com uma raiz única, mas que se garante e se faz suficiente. O Canino destaca-se em sua posição e se torna superior aos seus vizinhos. Eu não seria um Canino...
Pré-molares então... Nem primeiro, nem segundo. Tenho a impressão que os Pré-molares sobram. Tanto que, se houver necessidade de alguém ser removido, o Pré-molar é o escolhido. Sem uma função definida. Apenas mais do mesmo.
Mas os Molares, esses eu seria.  Grandes, resistentes, trabalham em grupo e praticamente dependem um do outro. Normalmente, toda a estabilidade da arcada depende da engrenagem dos molares. Eles funcionam encaixados, como em uma comunidade interdependente. Se eu fosse um 47, nem em sonhos gostaria de ficar sem meu companheiro 46. Eu ia tombar, entortar e até doer sem ele. E meus amigos do andar de cima? (Olá, 16 e 17!!!) O que seria da minha vida sem eles? Extrusão, dor, até mesmo exposição de furca e necrose, quem sabe? 
Ah, e se eu tivesse um vizinho 48, siso, loucão, todo torto... eu não iria me importar de tê-lo me empurrando e até me reabsorvendo um pouco...
Eu seria feliz sendo um Molar. Dividindo os esforços, sustentando o outro, trabalhando em equipe. Assim como somos felizes sendo e tendo amigos.

:)



Um comentário:

  1. Milca o texto é seu? Gostei muito... eu também gostaria de ser um Molar...

    ResponderExcluir