quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Mídia e o Creme Dental.

Bom dia!
Hoje vim aqui esclarecer algumas coisas que estão expostas na mídia através de propagandas de cremes dentais.
Vejo pouca TV, isso é verdade, mas ontem, durante o pouco tempo que passei na sua frente, vi, o que já sabia também, várias propagandas de várias marcas de cremes dentais dizendo praticamente as mesmas coisas: se você usar qualquer uma das marcas, estará protegido contra os males bucais por até um milhão de horas ( claro que exagerei! ). Tem pessoas que acham que basta escovar os dentes uma vez pela manhã e uma a noite que durante o dia estará protegido pelo milagroso creme dental, sei disso pois alguns pacientes já me perguntaram se isso é possível.
Outra coisa que vi é a afirmação que basta a escovação para resolver problemas como gengivite ( é verdade, a escovação é importantíssimo para a prevenção de todos males bucais), só que, quando morde-se uma maça e ela fica suja com sangue, o problema pode ser mais grave, portanto, só escovação não vai resolver, sem falar do fio dental e enxaguantes, sem álcool, por favor, que fazem parte da higienização e não podem ser deixados de lado NEVER! A escova dentária não tem capacidade de limpar entre os dentes, portanto sem o fio e enxaguantes, essas áreas não serão limpas e as doenças se instalarão.
Por esse motivo, vou citar alguns pontos das propagandas e tentar explicá-los, vamos lá:



  • Os cremes dentais não protegem por horas: após a alimentação e higienização, o pH da boca cai causando uma desmineralização dentária, os componentes dos cremes vão ajudar esse pH voltar ao normal, remineralizando os dentes e evitando doenças como cáries, isso leva um período de mais ou menos 4 horas, comeu de novo, higieniza de novo, se comer em menos de 4 horas, o pH não normalizará, mesmo que a limpeza seja feita, temos que dar um tempo para que nosso organismo aja.
  • Creme dental sozinho não limpa nada : isso mesmo, quem limpa é a escova, a pasta de dente é tipo um sabão, que ajuda na limpeza e ainda tem flúor, que evita cárie.
  • Creme dental sozinho não resolve problemas de gengiva : sem o fio dental, enxaguante e tratamento profissional, acredite, só escovação não irá resolver, pode usar a marca mais cara de creme dental, não terá resultado. Gengiva sangrando quando morde um alimento, procure seu dentista urgente.
  • Higienização antes de dormir não impede que pela manhã o hálito seja completamente fresco : no caso de não ter nenhuma doença bucal, um leve odor pela manhã é normal, isso ocorre porque durante a noite salivamos menos.
  • Os milhões de problemas bucais são causados por um só problema : Surpresos? Pois é, os problemas bucais que uma boa higienização previne, são causados pela Placa Bacteriana, ela se instala no caso de má higienização, claro que existem outros problemas que nenhum creme dental previne, como o câncer, mas isso é para outra postagem.
Doenças bucais prevenidas pela higienização levam tempo : é, demoram para aparecerem, a cárie pode demorar até 4 anos para ser vista, dependendo do local de instalação, a placa bacteriana demora 48 horas para começar a inflamar a gengiva e mais tempo para que ela sangre como por exemplo, quando morde-se um alimento mais duro, mas isso não significa que pode-se ficar sem fio dental por 48 horas, a prevenção é para evitar a instalação de doenças, depois de instaladas, é mais difícil tratar e, vamos combinar, nada agradável.

De qualquer maneira, sempre que sentir qualquer alteração na boca, procure seu dentista e, faça uma visita regular de 6 em 6 meses pelo menos, assim ele pode resolver os problemas, quando houver, ainda no começo; a cárie pode demorar bastante tempo para ser vista pelo paciente, mas pelo profissional, ela pode ser visualizada mais cedo.
Espero ter esclarecido alguma coisa, em caso de dúvidas estamos aqui.
Um ótimo dia para todos.

4 comentários:

  1. Sempre achei que a mídia mal dirigida gerava desinformação, no caso do creme dental é bem verdade. Prometem rios de felicidade e segurança de algo que não podem fazer (pelo menos sozinhos).
    Comerciais sempre foram assim super valorizam ou até mentem sobre o produto. Quem trabalha com marketing para comerciais de tv me desculpem, mas eita profissão ingrata! Vocês tem que mentir na lata e ainda sorriem com isso!

    Jan valeu mais um post de informação relevante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Tumati, o que me revolta é que os órgãos que deveriam fiscalizar isso não o fazem, pior ainda é ver profissionais de odontologia fazendo as propagandas. Alguém vê médico fazendo propaganda de remédio na TV?

    ResponderExcluir
  3. Os cremes dentais que prometem clarear os dentes , principalmente dentes de quem fuma e toma muito café , não é prejudicial ao esmalte dos dentes ? este tipo de creme dental cumpre o que promete ?
    Vi certa vez um dentista falando que enxaguantes bucais eliminam algumas bactérias , mas acaba deixando outras mais resistentes , verdade ?

    ResponderExcluir
  4. O enxaguante é um aliado, possui flúor e ajuda na limpeza, mas tem que ser os comuns que vendem em farmácia, sem álcool, os que possuem clorexidine na fórmula são para tratamento periodontal e devem ser usados sob prescrição e por um período de tempo só. Quanto as outras dúvidas, temos um post: http://janeladoconsultorio.blogspot.com.br/2012/06/creme-dental-clareador-mito-ou-verdade.html.
    É só colar no navegador.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir