segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Clareamento Dentário

Galera, desculpe a demora pela postagem hoje, mas como prometido, lá vai.
O clareamento dentário é um procedimento muito procurado hoje em dia nos consultórios odontológicos. Com o aumento da preocupação com estética e a exposição da mídia do sorriso perfeito, ter dentes brancos virou mania nacional.
Como sempre dizemos, tenha cuidado quando quiser realizar tal procedimento clínico, é, procedimento clínico sim, portanto, procure um profissional para avaliar clinicamente sua saúde bucal e indicar o melhor tratamento, não compre produtos em internet e tv, por exemplo, que prometem milagres, o resultado pode não ser agradável.
Os produtos usados para fazer o clareamento liberam oxigênio e tem capacidade de penetrar nas amadas mais profundas dos dentes, deixando dessa forma uma tonalidade mais clara, o efeito pode durar 2 ou 3 anos, então uma manutenção deverá ser feita, mas não se preocupe, os dentes não ficarão escuros como antes.
É indicado no caso de escurecimento causado por tratamento endodôntico, traumas ou dentes fisiologicamente escurecidos. 
Deverá ser indicado com certo cuidado para pacientes com hipersensibilidade dentinária, mas a dor é passageira. Em pacientes gestantes, lactantes, com retração gengival não é deverá ser realizado e deve ser evitado em crianças.
Os produtos usados, não fazem mal a saúde, mas é medicamento e por isso deverá ser receitado ( no caso do clareamento caseiro) ou usado por um dentista.
Existem dois tipos de clareamento: o caseiro e o feito em consultório.
O caseiro é mais lento e é feito uma moldeira específica para cada paciente onde, é colocado o gel clareador, com uma concentração pequena do produto, é mais demorado e deverá ser utilizado de 4 a 6 semanas por um período de até 6 horas por dia. Para quem não tem pressa, esse poderá ser o ideal. O resultado será o mesmo e é mais seguro.
O tratamento realizado em consultório é mais rápido, já que o profissional usa uma concentração maior do clareador e uma ativador como o laser. Tem que fazer isolamento absoluto ou proteger a mucosa oral par que não aconteça acidentes como queimaduras químicas.
O que fazer e não fazer durante o clareamento?

Deve fazer:

1. Seguir as orientações do dentista.
2. Utilizar o gel de clareamento durante o período de horas indicado.
3. Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando assim o progresso do tratamento.
4. Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.

Não deve fazer:

1. Fumar durante o tratamento.
2. Tomar café, chá, vinho tinto, refrigerantes tipo “cola”.
3. Evitar frutas cítricas.
4. Emprestar o produto para outras pessoas, no caso do caseiro.

Lembre-se, os dentes clareiam, mas podem não ficar totalmente brancos, isso porque depende do grau de escurecimento. É aconselhável também, no caso de clareamento realizado no consultório, até 5 sessões, para evitar recessões gengivais e hipersensibilidade.Caso queira dentes mais brancos do que conseguiu no clareamento, pode-se considerar tratamento protético, como facetas de porcelana, como muitos artistas fazem.

Ah! O clareamento não muda a cor de restaurações de resina ou de próteses estéticas como as porcelanas e cerômeros, portanto, se quiser clarear seu sorriso, precisará refazer suas restaurações após o tratamento clareador.


Fonte: Sérgio ScapiniFernando MandarinoClínica 21 de AbrilVya Estelar.

4 comentários:

  1. Muito bom esse post Janaina... sou consumidor compulsivo de café, acho que esse tratamento não daria ou melhor não duraria muito .... expresso é uma delicia.....kkk

    ResponderExcluir
  2. É, se for fazer vai sofrer pela falta de café, pelo menos durante o tratamento, rs.Obrigada Tumati.

    ResponderExcluir
  3. O preço varia de qual profissional você vai consultar, procure uma de sua confiança e faça uma consulta clínica, se não tiver nenhum outro problema de saúde bucal, o dentista irá escolher e indicar o melhor tratamento para seu caso e o produto adequado. Existem várias marcas e por isso o preço pode variar bastante.

    ResponderExcluir