terça-feira, 17 de julho de 2012

Dente de Bicho - Parte I

A natureza é mesmo algo maravilhoso. A adaptação de cada ser vivo ao seu habitat e às necessidades de sua espécie é realmente algo único e fascinante de se ver. Até a dentição de cada um varia de forma ideal para cada tipo de alimentação, como vamos ver abaixo. Fiquei tão curiosa sobre isso, e o assunto é tão vasto e, pelo menos pra mim, tão interessante, que vou fazê-lo por partes. Então hoje vou apresentar a dentição de três animaizinhos nada fofos: tubarão, cobra e morcego (prometo animais mais fofos na próxima vez).

Tubarão
A pele do tubarão é muito resistente e separada por diminutas escamas. Perto da boca, essas escamas se transformam em dentes de verdade. A dentadura é formada por seis ou sete fileiras paralelas de dentes (protegidas por dobras de mucosa), que perdem com frequência ao cravá-los em suas presas, sendo logo substituídos por outros. Apesar da dentição perfeita, o tubarão engole a presa inteira, sem mastigar. Depois, o estômago se encarrega de rejeitar o que não é capaz de digerir. Os dentes servem só para segurar a vítima.



Cobras
Para que as serpentes peçonhentas consigam inocular seu veneno, elas precisam ter dentes desenvolvidos para esta função. Seus dentes possuem canais inoculadores por onde o veneno passará ao sair da glândula de veneno até ser expelido ou injetado.
Já as não-peçonhentas possuem dentes maciços, sem os canais inoculadores, e possuem dentes posteriores.


Morcegos
Há uma grande variedade de dentições entre os morcegos, relacionadas às suas linhagens evolutivas e hábitos alimentares. Morcegos frugívoros tem molares e pré-molares largos e fortes, que usam para mastigar a polpa fibrosa de frutos. Morcegos que se alimentam de néctar tem poucos dentes, que são de menor tamanho, já que esses morcegos só bebem líquido. Morcegos hematófagos, por sua vez, tem dentes incisivos bastante grandes e afiados, que usam para fazer cortes precisos e superficiais nas suas presas, das quais lambem o sangue.


       













Espero nunca ter que cruzar com nenhuma dessas dentições na minha frente!
Pesquisei nestes links, e lá tem mais sobre tubarões, cobras e morcegos.

Um comentário: