sábado, 7 de julho de 2012

O Fio Dental

Calma rapaziada, devagar com o andor porque o santo é de barro :).
Estou falando de um item fundamental na higienização bucal, não daquele traje de banho que deixa as nádegas de fora :P.
Sou curiosa, pelo que já viram e, se não fosse dentista, talvez seria arqueóloga, historiadora, gosto de saber da história das coisas que conhecemos e como foram inventadas, essas coisas, então resolvi saber de onde surgiu o Fio Dental.
Bom, retirar resto alimentar dos dentes e melhorar o hálito é uma preocupação da humanidade há muitos anos e muitos anos como pudemos ver nos posts de Halitose e das Escovas Dentais, mas o fio dental só começou a ser recomendado a partir de 1815 pelo colega e Nova Orleans, Dr. Levi Spear Parmly, o fio era feito de seda e somente os pacientes dele usavam já que, somente ele recomendava por perceber que essa era a melhor forma de remover detritos interdentais, inclusive a placa bacteriana. Sabemos hoje que somente a escovação não remove toda a sujeira e que somente o fio limpa entre os dentes, deverá ser usado pelo menos uma vez ao dia.
A empresa Codmam & Shurtleft começou a produzir em larga escala a partir de 1888 mas somente em 1898 a super já naquela época Johnson & Johnson patenteou o fio dental.
Logo após a segunda guerra mundial, Charles C. Bass desenvolveu o náilon e logo foi empregado no fio dental por ter mais durabilidade, não machucar a gengiva e  mais elasticidade.
O fio dental deve ser usado com suavidade e ter boa qualidade para que não desfie durante o uso.
Hoje existe no mercado uma infinidade de fios e fitas dentais, com cores e sabores variados e acessível a todas as classes, tem até os que possuem flúor. Há os específicos para quem usa aparelho ortodôntico.
Lembre-se, para uma boa higiene e saúde bucal/gengival, é obrigatório a utilização do nosso querido Fio Dental (sem preguiça ok?).


Fonte:Historia de TudoDr Eduardo.

3 comentários:

  1. Passar o fio dental é sofrido pra mim... meus dentes são muito juntos, então, quando erro a mão, escapole e dói! Mas se não uso, tenho dor na consciência.
    Parabéns pelo blog, meninas! Ótimooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Dra existe uma fita mais grossa do que essas que vendem nas farmácias ou supermercado,minha dentista esta usando uma bem Largo a e fiquei com vergonha de perguntar,nunca tinha visto uma daquela....

    ResponderExcluir