quarta-feira, 11 de julho de 2012

Herpes Labial

O herpes labial é feio, dolorido e contagioso. E muita gente nem sabe que tem, e acha que é só um "machucadinho" que aparece as vezes.
Pois não é. O herpes é uma infecção viral causado pelo HVS, o vírus do herpes simples. Embora grande parte da população seja portadora do vírus, nem todos são afetados pelo herpes labial, ou seja, você tem o vírus mas ele não se manifesta.

A infecção ocorre usualmente na infância, por exemplo, depois do bebê ser beijado por uma pessoa portadora, como o pai, a mãe ou outro adulto qualquer. O vírus passa através da pele, percorre um nervo e esconde-se numa junção nervosa, até ser reativado.

Vários fatores podem reativar o vírus, tais como:
> resfriado, 
> frio 
> menstruação,
> fadiga, 
> stress, 
> luz solar intensa,
> febre,
> qualquer infecção que diminua sua resistência.
Uma vez reativado, o vírus viaja novamente pelo nervo até a pele, onde causará o herpes labial.

Há quatro estágios para o herpes labial:
01- Estágio do prurido: neste, a maioria das pessoas sabe que está para ter um herpes labial. A pele arde e coça, antes que a ferida apareça. É o momento correto para o início do tratamento.
02- Estágio da bolha: começa com uma pequena erupção em relevo, que incha em forma de vesículas isoladas, ou em pequenos agrupamentos. As vesículas frequentemente são dolorosas.
03- Estágio da secreção: muitas pessoas acham esse estágio o mais embaraçoso e de pior aparência. As vesículas desfazem- se e juntam-se para formar uma grande ferida com secreção. O vírus pode facilmente ser transmitido a outras pessoas durante este estágio.
04- Estágio da crosta: As vesículas começam a secar e sarar. Inicia-se a formação de crosta. Este estágio é muito vulnerável ao toque (crianças particularmente). Se traumatizada, a crosta rachará, provocando dor e sangramento.


O que é importante saber:
> O herpes labial é infeccioso. Lave sempre as mãos depois de tocar a ferida de seus lábios ou após aplicar a medicação.
> O tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração.
> Evite tocar seus olhos.
> Evite beijar, especialmente crianças.
> Evite furar as vesículas e traumatizar as crostas.
> Evite que outras pessoas usem seus utensílios de comer e beber.
> Evite compartilhar a mesma toalha de banho e rosto com outros membros de sua família.
> Se você tem uma consulta odontológica marcada, faça a gentileza de remarcar. Não insista para ser atendido.

O herpes não tem cura. O tratamento visa diminuir a duração e a intensidade do surto com aplicação tópica de aciclovir. Quando as recidivas são muito frequentes, a imunidade deve ser estimulada para combater o vírus. As causas que reativam o vírus devem ser evitadas e seu médico deve ser consultado.

Fontes: 

2 comentários:

  1. O que mais apavora as pessoas são aquelas palavrinhas, "herpes não tem cura"... aí o sujeito acha que vai morrer...conheci um caso assim... meu amigo pegou herpes de uma menina que ele saia, kkk.... ficava de um lado pro outro dizendo ""p### cara... eu vo morre, eu vo morre". E pra convencer o infeliz procurar ajuda médica....foi hilário...naquela época a gente não tinha essa quantidade de informação que temos hoje...tudo era mais difícil e confesso... bem mais gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Mas quem tem, tem que se cuidar quando aparece, há casos do vírus migrar para o Sistema Nervoso Central e causar sérios danos, inclusive o risco de morte mesmo, já que fica na junção dos nervos. A coisa boa é que os casos são muito difíceis de acontecer.

    ResponderExcluir