segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saúde Bucal do Brasileiro

Bom dia!
Não estou muito feliz com o que tenho visto em relação a saúde bucal dos brasileiros.
Foi só ficar em casa, num domingo, vendo a programação da televisão com seus programas de auditório, onde há muita entrevista com pessoas nas ruas para constatar que os problemas bucais ainda são grandes no Brasil.
Quem é dentista sabe que é inevitável quando vemos alguém pela primeira vez, nosso olhar vai direto para... o sorriso alheio, não que seja proposital ou para julgar, mas acho que é o hábito do tal olhar clínico. Sendo assim, vendo as tais entrevistas reparei nos problemas bucais da população. Não é nada parecido com estética, essa também para muitos é uma questão séria, mas outros fatores relacionados a falta de higiene, a falta de orientação sobre os cuidados com a saúde bucal, o baixo poder aquisitivo para um tratamento odontológico ou até mesmo as prioridades de uma sociedade consumista onde uma roupa bacana é mais valorizada do que um investimento na saúde, e tratamento odontológico é investimento em saúde.
Para aqueles que necessitam, querem um tratamento decente e não tem como arcar com o tratamento particular, temos muitos serviços públicos que oferecem o atendimento odontológico e bons profissionais para fazer valer o direito constitucional da saúde para o povo. Aí esbarramos na má vontade política para que tudo funcione corretamente, temos o local para atender, profissionais dispostos a trabalhar mas problemas funcionais, onde o dentista muitas vezes não consegue atender por falta de condições de trabalho.
O Brasil ainda tem um grande número de pacientes desdentados, que nunca foram a um consultório odontológico, falta orientação profissional consequentemente, apesar das propagandas de produtos de higiene bombardearem as emissoras de TV, sei que já há o atendimento em locais até de difícil acesso, mas não da maneira como sonhamos quando saímos da faculdade.
Os produtos odontológicos ainda são caros.
Penso que temos que orientar nossos pacientes, educá-los, formar opiniões para que eles também levem informações para os menos favorecidos e que lutem por políticas mais eficazes de promoção de saúde bucal. Temos que lutar por isso também e melhorar a cada dia, para quem sabe, o Brasil ser referência em saúde bucal.








2 comentários:

  1. .... é bom saber que existem gente séria e compromissada com a profissão... mostra que o Brasil tem jeito....

    ResponderExcluir
  2. Penso q o mais dificil é "acordar" a população com relação aos cuidados basicos para a higiene bucal....muitas vezes chovemos no molhado.
    Nas cidades aonde tem alto nivel de atendimento no serviço publico,os pacientes,por acharem q é de graça o tratamento, não dão o devido valor ao q foi feito por ele e para ele. Qdo retornam aos consultorios, (muitos esquecem de retornar cd 6 meses)levamos susto..... é muito triste ver o estado de abandono q encontrmos na boca desses pacientes.
    LAMENTÁVEL!!!!Parece q esse compromisso com a saude bucal da população é só dos profissionais....LAMENTÁVEL!!!

    ResponderExcluir