quarta-feira, 4 de julho de 2012

Perdi Meu Dente, e Agora?

Pois é, muita gente perde o dente em um acidente e não sabe o que fazer.
Esse tipo de trauma dentário se chama Avulsão Dentária, que é quando o dente sai inteiro de dentro do seu local, o alvéolo, o osso onde o dente fica preso.
Esse acidente ocorre em maior número em pacientes jovens (crianças e adolescentes) por possuírem o osso mais "mole" aí o dente sai com facilidade. Ocorre mais no sexo masculino devido ser as brincadeiras dos meninos serem de risco a injúrias (futebol, skate, lutas, etc), porém o número de casos em meninas vem aumentando ao ponto que o preconceito quanto as brincadeiras e esportes diminuíram.
Os casos em adultos também vem aumentando assim como os fatores de risco como acidentes de trânsito e violência.
Bom mas e aí, o dente saiu inteiro da boca e o que você como leigo e acompanhante ou até mesmo o paciente pode fazer?
Simples, primeiro se acalme e acalme o acidentado, procure o dente e pegue pela coroa, aquela parte branca, não esfregue para limpar, lave em água corrente por alguns segundos e se tiver condições, coloque dentro do osso, na boca do paciente, no lugar de onde o dente saiu e leve o paciente e o dente a um serviço odontológico imediatamente, quanto mais rápido for o socorro melhor.
Agora, se não conseguir fazer isso coloque o dente dentro de um frasco com leite, isso mesmo, e se for gelado melhor ainda, isso porque o leite mantém as células da raiz dentária mais preservadas levando a um prognóstico melhor para o tratamento dentário posterior, caso seja difícil o leite, soro ou colocar debaixo da língua é pouco satisfatório, mas resolve e ajuda caso o socorro seja rápido, cuidado somente para que o paciente não engula o elemento dentário. não coloque em papel, bolso, toalha, em meio seco é ruim para tratamento.
O leite é facilmente encontrado, qualquer casa perto tem, nas escolas, academias, bares, restaurantes, etc. O soro, caso o Corpo de Bombeiros, tem na ambulância.
O profissional vai orientar o paciente quanto ao tratamento e cuidados, um tratamento endodôntico (canal) será necessário, por isso recomendo que após a emergência um especialista no caso seja consultado, o mais rápido possível para não levar a perda dentária precoce.
Em caso de avulsão em dente decíduo (de leite) não reimplante, não é aconselhável pois pode trazer problemas para a dentição futura, mas leve a criança ao dentista para examiná-la e ver se não houve outros danos.
Siga as recomendações.



Se tiverem dúvidas, estamos aqui.

8 comentários:

  1. Legal essa eu não sabia... então nem tudo está perdido para os lutadores de vale tudo...

    ResponderExcluir
  2. Não, pelo menos por um tempo, a média de tempo que se consegue manter o dente depois da avulsão é de 10 anos, aí vc pensa, mas a pessoa vai perder o dente de qualquer maneira, por que mantê-lo? Porque a raiz vai sendo reabsorvida gradativamente e no lugar formando osso que será útil para um futuro implante e, numa criança de 12 anos por exemplo, é fundamental, já que não tem maturidade óssea e não poderá fazer implante de imediato. É importante o reimplante no caso de avulsão.

    ResponderExcluir
  3. Me explica uma coisa. No implante o dente é fixado no osso certo? Esse procedimento pode ser feito com o dente do próprio paciente? (No caso de avulsão). Isto é, o dente ser reaproveitado.

    ResponderExcluir
  4. Sim, o reimplante é feito com o próprio dente que saiu do osso, o implante que a gente fala é aquele parafuso de titânio, mas no caso de avulsão é feito com o dente do paciente, de preferência no local do acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe titânio, você dentistas adoram parafusar a gente....kkkk

      Excluir
  5. Olá tenho 26 anos e a 3 anos atrás tive uma avulsao dentaria e desde então n namoro mais ninguém tenho muita vergonha de sorrir de beija minha vida n tem mais graça tenho guardado o dois dentes da frente na parte de baixo pode ser feito um implante ou colocalos na hora q for colocar aparelho os mesmo dentes? Por favor mim ajude!.

    ResponderExcluir
  6. Consulte um bom profissional de odontologia. Com certeza ele terá uma solução para o seu caso.

    ResponderExcluir