segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Evolução da Escova de Dentes

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2003 teve como resultado a escova de dentes como a invenção mais importante da humanidade, mas você sabe quando surgiu a coisa mais importante que o ser humano teve a capacidade de inventar?
Não!!!!!
Então vou te contar.
Há cerca de 3000 anos, os egípcios já usavam ramos de galhos desfiados até as fibras para limpar os dentes.
Diocles de Caristo, um médico grego de 4 a.C., deixou escrito um documento em que recomendava a seus clientes que todas as manhãs colocassem uma fina camada  de hortelã pulverizada nos dentes e nas gengivas e a esfregasse com os dedos para remover restos de alimentos. Os romanos limpavam seus dentes com um pó feito de cinzas de ossos e dentes de animais, ervas e areia (bom também para dar brilho as unhas). A importância da escovação era tão grande que os aristocratas tinhas escravos específicos para a função.
Alexandre, O Grande, era orientado por Aristóteles a limpar os dentes esfregando uma toalha de linho branco.
Maomé recomendava limpar os dentes com galhos de ervas aromáticas várias vezes ao dia.
No século XV, por volta de 1498, os chineses inventaram a escova dental, os materiais mudaram com o tempo, era feita de pelo de porcos ou javalis incrustados em ossos e presos a hastes de bambu e por serem muito caras, as vezes existia somente uma por família e por serem de cerdas de pelo de animal, mofavam e prejudicavam a saúde bucal do usuário. Essas escovas foram levadas para a Europa e modificada, lá as cerdas eram feitas de pelo de cavalo. Essas escovas rústicas digamos assim, por terem cerdas pontiagudas também machucavam muito a gengiva. Em 1780 William  Addis Clerkenald na Inglaterra fez uma escova dentes nos moldes de hoje, mais ou menos o mesmo formato, com pelo de cavalo e seus descendentes foram os primeiro a fabricá-la em grande escala, tornando- se por volta de 1800 popular na Europa.



Com a invenção do náilon pela Du Pont em 1837, este começo a ser empregado em escovas dentárias a partir de 1938 como cerdas e preservado também a gengiva.
A primeira escova elétrica foi inventada na Suíça em 1939, mas só ficou conhecida por mais pessoas na década de 1960. Somente em 1980 a escova elétrica recarregável foi produzida.
Hoje o melhor invento da humanidade possui várias cores, formas e cada dia mais aperfeiçoada pra uma higiene perfeita e sem agredir a mucosa, gengiva e sem prejudicar o esmalte dentário.


Fonte:TEPEBrasil EscolamixednewsJoao de Freitas.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso uma escova com cerdas finas e mole para escovar as gengivas, a língua e o céu da boca. E uso outra de cerdas um pouco mais duras para os dentes... uso o fio dental.... mas não pensa errado não, kkk.... m(-_-)m

      Excluir
    2. KKkKKK, penso não, mas o ideal são cerdas macias para os dentes também, ok?

      Excluir
  2. Não sei, foi minha mãe que me ensinou a fazer isso. E como a minha mãe tem os dentes perfeitos até hoje acho melhor continuar obedecendo o que ela diz....

    ResponderExcluir