domingo, 17 de junho de 2012

Creme Dental Clareador: Mito ou Verdade?

Olá pessoal!


Estamos de volta para esclarecer uma dúvida de muitos pacientes sobre os cremes dentais ditos clareadores, a pergunta é sempre a mesma: eles clareiam mesmo?
Primeiro  uma breve explicação sobre clareamento dental. Este procedimento deverá sempre ser acompanhado por um profissional já que são utilizados produtos químicos como peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio, que em contato com a mucosa e mal usados podem causar queimaduras químicas, o que não é nada agradável. Eles agem liberando oxigênio (como o Vanish faz com as roupas), passa pelo esmalte clareando a dentina, já que é ela que dá cor aos dentes. Pode, em alguns casos, causar sensibilidade, que é passageira. Há alguns casos onde é contra-indicado, mas isso é assunto para um outro post. Deverá se repetir em mais ou menos de 2 a 3 anos dependendo do caso, pois os dentes podem escurecer novamente (outro assunto também).
Existe até uma pesquisa da revista Science, da Universidade de Cambridge, ano passado que diz que o uso de sêmen humano 3 vezes por semana durante 21 dias por um período de 15 a 20 minutos, clareia os dentes em 46%, chegando uma coloração de marfim africano e com resultados parecidos com os do peróxido de carbamida e, pasmem, a Colgate quer usar essa tecnologia na sua linha Max White. Lógico que não pode ser qualquer sêmen pelo risco de contrair doenças.
Voltando ao nosso assunto, há uma pesquisa da revista Pro Teste, representada no gráfico abaixo, indicando alguns cremes dentais clareadores no mercado que funcionam e seu efeitos no dente, mas essa pesquisa é meio duvidosa, já que os testes foram feitos em dentes fora da boca e que não sofrem alterações de cor pela alimentação, traumas e outros problemas.

Então, os cremes dentais clareadores não clareiam os dentes, o que fazem é tirar manchas superficiais por causa da sua grande abrasividade dando a impressão de clareamento e, por esse motivo, não deve ser usado frequentemente pelo risco de abrasão (desgaste) do esmalte dentário podendo expor a dentina causando problemas estéticos e dor.
Quer clarear os dentes? Procure seu dentista, ele é a melhor pessoa para realizar tal procedimento. Acredite, em prateleira de farmácia e supermercados, você não vai conseguir o que tanto deseja.


Fonte: ItodasIBahiaOdontologikaPheenoFolha.com.

5 comentários:

  1. tenho uma pergunta: A perda do esmalte dentario expoem a dentina causando os problemas esteticos e dor como relatado no artigo, existe uma forma de reparar o esmalte, ou a perda eh irreversivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perda do esmalte é irreversível.
      Só pode ser corrigido com restauração.

      Excluir
  2. Imaginem como sera a propaganda do Colgate Max White sobre sua nova formula clareadora. Nao quero nem imaginar ate onde ira a imaginacao dos publicitarios nessa hora.

    ResponderExcluir
  3. Seria o tal de Colgate-Semen White, kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Minha filha gosta do creme dental kin progressive whitening. É também tão abrasivo.

    ResponderExcluir