terça-feira, 26 de junho de 2012

Halitose: Tire suas Dúvidas!

Olá Pessoal!

Estamos aqui para tirar algumas dúvidas sobre a halitose (mais conhecido como mau hálito). Muitas pessoas tem dúvidas sobre o assunto e um medo enorme e compreensível de possuir tal problema.
Mais de 80% dos casos de halitose são de origem bucal devido a cárie, pós cirúrgicos, má higiene, língua saburrosa (aquela amarela, que não é adequadamente escovada e por isso acumula bactérias causando o odor desagradável), cálculos dentários (tártaro), doenças como gengivite, periodontite e pouca produção de saliva (a saliva tem como uma função a limpeza dos dentes).
Doenças de ordem sitêmica como amigdalites, diabetes, faringites,doenças do fígado, tabagismo, alcoolismo, refluxo gastro-esofágico (outros problemas de estômago não são fatores de halitose), problemas renais, falta de vitamina D e A entre outros, também podem provocar mau hálito mas em menor número.
Para distinguir e dignosticar de onde é o mau hálito, se do meio intra ou extra bucal, visite seu dentista regularmente, se for o caso ele encaminhará para um médico.
A prevenção é fácil, basta ter uma ótima higiene oral, escovação dos dentes e língua, uso regular de fio-dental e de bochechos orais com flúor e sem álcool ( o álcool "puxa" a água, diminuindo a salivação), evitar bebida alcoólica, cigarro, e ter cuidado com alimentação, preferir alimentos fibrosos como frutas e evitar (ou usar com moderação) alho, cebola, couve -flor e beber bastante água.
Há a halitose fisiológica, que é aquela quando acordamos, não se preocupe com ela, pois acontece porque durante a noite ficamos muito tempo sem comer (sim, fome provoca mau hálito, portanto, nada de anorexia) e a salivação diminui.
Existe um teste que pode ser feito, onde o indivíduo desconfidado de possuir tal problema pede alguém de sua total confiança que o ajude, já que nosso olfato se acostuma com odores quando são repetitivos, por isso a pessoa que tem halitose não sabe que a possui. O teste está descrito abaixo e pode ser visto neste site: Mau Hálito , e também possui um formulário de fácil preenchimento para aqueles que possuem amigos com mau hálito e não tem coragem de falar. Eles mandam as recomendações por carta ou e-mail.

Teste do hálito no ar expirado pela boca:

A uma distância de 30 cm, soltar um jato de ar pela boca, como quando se apaga uma vela de bolo de aniversário, porém mais lento e longo, em direção o nariz do(a) examinador(a), para que este(a) possa sentir o odor do hálito e dar a nota correspondente, de acordo com a escala de 0 a 5 abaixo. Se houver alteração, testar o odor do hálito também ao falar ( a uma distância de 30 cm).

Classificação da Halitose de acordo com seu grau de propagação:
 
0- auseência de odor - nenhum odor é percebido pelo examinador;
1- Hálito natural- existe um odor no hálito, porém, este não pode ser considerado mau hálito;
2- Halitose leve ou da intimidade- um leve odor de mau hálito é percebido ao soprar ou expirar a uma distância de 30 cm;
3- Halitose moderada ou do interlocutor- o odor é percebido ao falar, a uma distância de 30 cm;
4- Halitose forte ou social- o odor é percebido ao falar, porém a uma distância de 1 metro;
5- Halitose severa- além do odor ser facilmente percebido em todo ambiente, este é muito difícil de ser tolerado pelas pessoas ao redor.

Quem possui a halitose deve procurar ajuda profissional e orientação para tratamento, pois além dos problemas de saúde que esse sintoma pode revelar, ainda pode causar transtornos psicológicos e de convívio social, o paciente pode ficar sempre constrangido ao falar e ao sorrir por exemplo.
Espero ter ajudado.
Até mais.


Fonte: Mau Hálito, mdsaude, Terra

Um comentário:

  1. Mais informações sobre Mau Hálito , visite o Site da Associação Brasileira de Halitose - ABHA - www.abha.org.br

    Obrigado

    Att.

    Marcos Moura

    Presidente da ABHA

    ResponderExcluir