quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Uso do Jaleco

Jaleco, usado por várias áreas de saúde como enfermagem, medicina e odontologia, é uma EPI (Equipamento de Proteção Individual) importante, assim como as luvas, máscaras, protetores oculares e gorros e, impedem a propagação de doenças entre profissional e paciente. Esse é o motivo do uso dessa vestimenta. 
No caso do jaleco, ainda impede que microorganismos trazidos de locais de fora do consultório nas roupas dos profissionais se propaguem no local de trabalho, que deverá ser o mais asséptico possível, há ainda quem defenda um local no consultório onde o profissional deverá trocar de roupa e de onde o jaleco só deve sair para lavar (tem gente que ainda fala em esterilizar o jaleco). 
O leitor sabe como surgiu o uso dessa EPI?
Na Idade Média, com a Europa sofria com a peste bubônica e para proteção os médicos usavam um avental, chapéu, luvas e um bico que protegia o nariz, porém tudo em tom escuro e, quanto mais sujo de sangue e outros fluídos melhor para a reputação do médico. No século XIX provou-se que muitas doenças eram transmitidas pelo avental, decidiu-se então que ele deveria se limpo e claro, adotando-se a cor branca, embora hoje já usa-se de outras cores, desde que sejam de preferência claros e estejam limpos, a limpeza é primordial.
O uso do branco vem desde a Grécia antiga onde os sacerdotes do templo Asclépio(deus grego da medicina) usavam roupas dessa cor demonstrando pureza espiritual, hoje está associada a limpeza e higiene, além de qualquer sujeira aparecer.
Há estudos dizendo que o jaleco é também um transmissor de doenças, causando infecção cruzada, mas muito relacionado ao mau uso do equipamento, já que muitos profissionais o utilizam fora do ambiente de trabalho como lanchonetes.
Particularmente sou a favor do uso se levar em consideração que qualquer roupa contaminada pode levar a infecção, então por que abolir essa EPI? 
Jalecos só em ambiente asséptico, deve ser limpo e se sujou troque, mesmo que várias vezes ao dia, tenham vários, afinal, é segurança para o paciente e para você.


Fonte: Medicina UFSScieloBlog do Balu


P.S.: Em breve lindos modelos neste blog.

5 comentários:

  1. Eu gosto que Milca se aprofunda nas pesquisas, ótimo !

    ResponderExcluir
  2. Este post foi de Jana!!!
    Que é mais curiosa que eu!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu avisei, nao deixa de colocar o nome do autor....

    Bons profissionais mantem seu uniforme limpo e arrumado, estes sem duvida sao os mais procurados tambem..

    ResponderExcluir
  4. meu sonho e ser dentista mais eu não tenho idade ainda de fazer o curso com que idade pode fazer o curso de auxiliar de odontologia?

    ResponderExcluir